Saúde na melhor idade: Cuidados com a alimentação
13 ABR 2017
Saúde na melhor idade: Cuidados com a alimentação

Uma boa alimentação e hábitos de vida saudáveis são recomendações para qualquer idade, porém os idosos devem redobrar a atenção com a dieta.

Nesta reportagem, a nutricionista, Drª Vanderlí Marchiori ressalta a importância da alimentação saudável e balanceada, e ainda alerta para sobrepeso, altas taxas de colesterol e triglicérides. Confira.

De forma geral, quais os cuidados especiais são necessários com a alimentação do idoso?

Drª Vanderlí Marchiori - Garantir uma excelente hidratação rica em frutas, verduras e legumes. Eles podem estar apresentados na forma de sucos, vitaminas, sopas ou purês. A terceira idade pode ter falhas na dentição e mastigação. Por isso, é importante que os alimentos sejam mais pastosos.


A automedicação contra desconfortos estomacais é prejudicial para a saúde do idoso? Por quê?

Drª Vanderlí Marchiori - Sim, pode ser prejudicial à saúde do idoso porque, muitas vezes, ele não sabe exatamente o que está acontecendo. Portanto, é mais seguro que ele faça uso de plantas medicinais no seu tratamento básico.

Usar plantas é extremamente eficaz e mais seguro em qualquer momento. Ervas como boldo e ruibarbo são muito úteis, por exemplo, para tratar as disfunções ocasionadas pelo envelhecimento dos nossos órgãos internos.

Há no mercado alguns medicamentos que não exigem prescrição médica e que não muito eficazes. Porém, se o mesmo problema é recorrente é bom procurar um médico para realizar seu acompanhamento e diagnostico.

 

Quais são os alimentos mais indicados para os idosos?

Drª Vanderlí Marchiori - Os alimentos mais indicados para idosos são aqueles fontes de vitamina e minerais como frutas, verduras e legumes. Isso deve ser a base. Também devemos complementar com uma quantidade media de proteínas como ovos, frangos e peixes que são de mais fácil digestão!


Que nutrientes são indispensáveis para manter um idoso saudável?

Drª Vanderlí Marchiori - Proteínas, vitaminas do Complexo B e Carboidratos de baixo índice glicêmico, como macarrão e batatas doces ou mandiocas.


Há nutrientes capazes de retardar o envelhecimento das células, tanto os neurônios quanto as células da pele, por exemplo?

Drª Vanderlí Marchiori - Sem dúvida! Todas as vitaminas e minerais, além do colágeno que é uma ótima proteína para manter o viço da pele.

 

O que não pode faltar na mesa de um idoso?

Drª Vanderlí Marchiori - O que não pode faltar na mesa de um idoso: saladas, legumes no vapor, muitas frutas, sucos e vitaminas de frutas!


O sobrepeso em idosos é grave?

Drª Vanderlí Marchiori - Com certeza é sim! O sobrepeso predispõe a doenças como diabetes, hipertensão e má absorção de nutrientes. Daí a importância da melhora da digestão

 

Como evitar elevar as taxas de colesterol, triglicérides, açúcar, etc.?

Drª Vanderlí Marchiori - O primeiro passo é reduzir o consumo de doces e sobremesas. Além disso, outro ponto que deve ser evitado ou até melhor que seja excluído é o consumo de frituras.
O idoso também precisa estar atendo ao consumo de fibras e na variedade de alimentos. Quanto mais variado o prato em porções adequadas, melhor é o gerenciamento do peso e das taxas sanguíneas de colesterol e glicose.

 

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