ANS vai ter regras para que planos de saúde monitorem obesidade

31 AGO 2017
ANS vai ter regras para que planos de saúde monitorem obesidade

A ANS (Agência Nacional de Saúde) irá lançar diretrizes para diagnóstico e tratamento da obesidade entre usuários dos planos de saúde, quadro que vem avançando no país.

Atualmente 47,6 milhões de brasileiros possuem planos de saúde.

Agora a ANS planeja criar um fluxograma para identificar pacientes com excesso de peso e indicar aos profissionais quais as medidas a serem tomadas.

Uma das propostas é o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal, um dos indicadores do sobrepeso) seja realizado em todos os atendimentos da rede. Com base nesses dados, o médico pode solicitar novos exames para verificar doenças relacionadas, como hipertensão e diabetes. A ideia é também que a operadora possa enviar recomendações ao usuário com base no diagnóstico.

Hoje parte das operadoras de saúde já oferecem grupos de apoio e consultas com nutricionistas e psicólogos para tratamento da obesidade, por meio de programas próprios de promoção de saúde.

A intenção agora, é verificar, entre as iniciativas existentes, quais modelos podem ser replicados. A previsão é que as diretrizes sejam finalizadas até novembro.

Fonte: AMI
Copyright ©2015 | Viver Bem - Home Care